Apple leva inovação ao seu modelo de produção para reduzir impacto ambiental Apple leva inovação ao seu modelo de produção para reduzir impacto ambiental

Os produtos da empresa californiana utilizam são desenvolvidos para utilizar menos materiais e gastar menos energia, além de contar com processos de reciclagem

A Apple, empresa conhecida por seus equipamentos eletrônicos de última geração, também está inovando em todos os seus processos para torna-los totalmente sustentáveis. Substâncias nocivas foram retiradas da fabricação de eletrônicos, 84% de suas operações globais são alimentadas por energia renovável, maior eficiência na utilização de materiais, entre outros. Com isso, a marca estabelece seu compromisso de atuar na diminuição de seu impacto ambiental sobre as mudanças climáticas.

Um dos importantes aspectos contemplados por essa política da empresa é a utilização de materiais em sua produção. A utilização de aparelhos eletrônicos está crescendo exponencialmente a cada ano, tornando-se uma questão a ser considerada por usuários e fabricantes. Para contornar o impacto cada vez maior, a Apple gerencia a procedência dos materiais, assim como projeta cada gadget de forma a necessitar de menos recursos na fabricação e durante o uso.

Isso se estende à logística reversa. 95% dos materiais descartados em edifícios existentes da companhia será reutilizado no Apple Campus 2, nova sede em construção em Cupertino, Califórnia. Maior quantidade de reciclados estão sendo utilizados nos produtos, as fábricas e centros de dados reutilizam boa parte da sua água. O modelo mais recente do iMac utiliza 30% de material reciclado em sua base de alumínio. “Na hora de processar lixos eletrônicos, damos muita atenção aos detalhes. Somos muito seletivos com os nossos parceiros de reciclagem, pois eles devem compartilhar nosso ponto de vista”, avalia Ken Sparkman, gerente do programa global de meio ambiente da Apple.

As lojas Apple de todo o mundo aceitam a entrega de equipamentos para serem destinados para uma reciclagem responsável. Em 99% dos países onde está presente, a empresa instituiu programas de coleta seletiva. Só em 2014, 40.396 toneladas de lixo foram coletadas, totalizando 230 milhões de quilos desde 1994. Atualmente, a empresa trabalha com 14 parceiros em todo o mundo.

Feitos para durar, seus produtos contam com baterias que duram até 1000 recargas, atualizações são mantidas até mesmo para equipamentos fabricados em 2007, evitando a necessidade de comprar um novo a cada geração.

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *