Japão um exemplo de reciclagem para o mundo. Japão um exemplo de reciclagem para o mundo.

A Rede Globo fez apresentou o impressionante processo de tratamento do lixo que conta com a grande participação da população para o sucesso. Hoje não sabemos exatamente quanto lixo se produz no mundo, mas os impactos são visíveis. O Brasil é carente de novas ideias e as poucas que são realizadas demoram muito tempo para serem percebidas.

Certamente a mudança só começa na educação, nas escolas, no trabalho, nos condomínios e dentro de sua casa. Infelizmente no Brasil poucos reciclam e a fiscalização é quase inexistente. Porém o mercado de lixo é uma grande oportunidade para empresários que buscam novos negócios.

Quem está crescendo muito é a Waste Management, maior companhia americana de gestão de resíduos investiu em um método que consiste em instalar um encanamento no solo dos aterros e fazer circular ar nas camadas superiores e um líquido que mistura cerveja e refrigerantes vencidos nas inferiores. O ar ajuda a degradar o material orgânico das superfícies e acelera a produção de metano abaixo. Com o processo, a geração de gás tornou-se quatro vezes mais rápida e os resíduos acumulados diminuíram em 35%, aumentando a vida útil do aterro.

Projetos de Credito de Carbono ainda é uma oportunidade de desenvolver projetos e obter receita para a redução de gases do efeito estufa. Fique por dentre e saiba mais no site do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Bio digestão vem da decomposição do lixo orgânico produzido a partir de bio gestores que são tanques cheios de bactérias que aceleram a decomposição e aumenta a produção de gás. Em Estocolmo, na Suécia, metade da frota de ônibus municipal circula com combustível gerado a partir do lixo orgânico e esgoto. Essa poderia ser uma boa oportunidade por ao lixo brasileiro por ser um país subdesenvolvido, a maior parte é resto de comida.
                                                                                                                                                                   
Gaseificação é uma alternativa que provém dos gases gerados pelo lixo e gera monóxido de carbono e hidrogênio, de poder combustível. Queimados geram a eletricidade, mas se filtra o gás antes de queimar as emissões finais praticamente não requerem tratamento. 
O Brasil oferece muitas oportunidades para projetos e a criação de novas de empresas. Estude e invista nisso! 

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *