Maragogi Alagoas recuperado para o verão 2020 Maragogi Alagoas recuperado para o verão 2020

Depois do pesadelo vivenciado na pele por milhares de pessoas, o nordeste tenta retomar sua rotina aos poucos. O convívio com os fragmentos do óleo provocado pelo possível vazamento do navio grego, ainda é frequente mas numa escala muito pequena, mas com uma ação permanente de recolhimento dos fragmentos pela comunidade local.

livre do oleo

Maragogi Alagoas livre do óleo

 

Muitas pousadas estão criando pacotes atraentes de descontos para aquecer o turismo. É uma oportunidade para quem ainda não veio conhecer as praias com areias brancas, águas mornas e cristalinas. Certamente o Nordeste vai ainda passar por um período extremamente difícil pois as notícias nas mídias como as emissoras de televisão ainda são bastante distorcidas em relação a situação real de muitas praias já recuperadas e que não estão divulgadas para orientar os turistas.

Em Maragogi, as piscinas que compõe uma das principais atrações turísticas não foram afetadas em momento algum. Apenas as praias e todas já foram recuperadas pela comunidade local e empresários que investiram recursos próprios e teve rápida ação e empenho de trabalho voluntariado.

A questão agora é que os responsáveis sejam  localizados e penalizados pelos crimes ambientais sem precedentes e ainda imensuráveis levando a morte muitas tartarugas, siris e peixes.

O investimento em ONGs para o monitoramento e resgate é essencial e Maragogi busca através de alguns empresários a criação de um posto de monitoramento com veterinário para realizar resgates e monitorar os animais em épocas de desova e a ação do efeito que o óleo possa ter causado.

O óleo esta agora descendo para o sudeste, em Espirito Santo, mas desta vez tendo respaldo da marinha brasileira e de equipes de monitoramento com plano de ação, situação que não teve nas cidades do Nordeste que foram surpreendidas.

Torcemos para que este episódio não se repita e que se crie instrumentos mais preventivos em toda a costa brasileira com mais investimento na parte de segurança marítima.

 

 

 

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *