Populações urbanas são vítimas da má qualidade do ar Populações urbanas são vítimas da má qualidade do ar

OMS90% dos habitantes das grandes cidades respiram partículas nocivas para a sua saúde, resultando em mortes por doenças graves

A qualidade do ar nas grandes cidades do mundo tem caído exponencialmente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Estas pessoas ficam cada vez mais vulneráveis a adquirir doenças vasculares e respiratórias crônicas relacionadas aos altos níveis de partículas sólidas na atmosfera. Só em 2012, a poluição do ar matou 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria concentrada nos países do meio-oeste do pacífico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a lista das cidades mais poluídas do mundo. Ao todo, 1600 cidades apresentaram altos níveis de poluentes. A publicação mostrou dados alarmantes, uma vez que seis destas cidades estão na Índia. As cidades foram selecionadas a partir da verificação da quantidade de Material Particulado com diâmetro de 10 µm ou menos (PM10). Este tipo é, particularmente, mais perigoso por ter um tamanho muito pequeno, mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

A exposição aos materiais particulados confere sérios riscos à saúde, como nutrição inadequada e inflamação respiratória aguda em crianças abaixo dos cinco anos de idade, doença pulmonar crônica obstrutiva, cardiopatia isquêmica, sufocamento e câncer de pulmão. As mortes causadas pela poluição atmosférica representam 6,7% do total. A poluição é um problema global, mas apenas os países mais pobres recebem o fardo desproporcional das maiores consequências dessa condição.

A população urbana mundial aumentou de maneira vertiginosa nas últimas décadas, indo de 746 milhões em 1950 para 3,9 bilhões em 2014. Muitas delas vivem em condições precárias, uma vez que o crescimento acelerado não permitiu os planejamentos necessários para acomodar estas pessoas da maneira correta. Principalmente nos países em desenvolvimento as cidades não recebem investimentos de infraestrutura, facilitando o surgimento de moradias irregulares, meios de transporte clandestinos, etc. Tudo isso facilita para que as condições de vida se deteriorem com facilidade. Indústrias emitem mais poluentes do que deveriam por não possuírem métodos de filtragem de gases emitidos, a maioria dos automóveis são antigos e poluem muito mais do que os mais recentes. Enfim, a falta de estrutura da maioria destes países os fazem mais propensos a sofrerem com os altos níveis de poluentes.

Confira abaixo a lista dos 10 países com ar mais poluído do mundo.

10º Lucknow – Índia
9º Ahmedabad – índia
8º Khoramabad – Irã
7º Rawalpindi – Paquistão
6º Peshwar – Paquistão
5º Karachi – Paquistão
4º Raipur – Índia
3º Gwalior – Índia
2º Patna – Índia
1º Nova Délhi – Índia

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *