Ecoturismo reforça a importância da preservação ambiental
Negócios 14 de maio de 2015 Gisela Lopes 0
Conceito tem como objetivo conscientizar o turista sobre o patrimônio natural e sua proteção para as gerações futuras
O ecoturismo é um princípio criado nos anos 80 e ganha cada vez mais adeptos a cada ano. Segundo a Organização Mundial do Turismo (WTO), 5% dos viajantes já praticam, com crescimento esperado para 20% ao ano. Em 1994, o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo com o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Ecoturismo, a fim de regulamentar e caracterizar a atividade no cenário brasileiro.
A atividade turística é definida oficialmente como aquela “que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista”. Um dos conceitos que a permeiam é a valorização das comunidades locais, utilizando o turismo como forma de auxiliá-las economicamente e socialmente. No geral, é um conceito de viagem voltado para vivência e conhecimento da natureza, estabelecendo roteiros que integrem o turista dentro daquele ecossistema, reforçando a importância de sua preservação. Ele se sustenta sobre o tripé interpretação-conservação-sustentabilidade
Sua grande diferença está na sua conscientização e responsabilidade seguindo princípios básicos do desenvolvimento sustentável. Com a instrução do turista, busca-se promover uma mudança em seu comportamento, levando estes conceitos de preservação ao seu dia a dia para melhorar o ambiente em que vive. O quadro de destruição da natureza passa a ser questionado, gerando uma reflexão nas posturas adotadas. Além de se aproximar da população local com suas tradições e costumes.
O Brasil abriga locais ricos em beleza natural, muitos reconhecidos como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Por esta razão, é um dos maiores destinos para turistas nacionais e internacionais que buscam conhecer lugares únicos oferecidos pela natureza. Para que sua viagem seja ideal, é ótima opção planejar cada detalhe com antecedência ou com uma consultora de ecoturismo. Este planejamento envolve deste o destino até o transporte e a comida consumida no local.
Um dos maiores exemplos de destino é a cidade de Bonito, no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Mesmo com o tráfego intenso de turistas, a região consegue manter preservação ambiental em níveis satisfatórios. Especialistas apontam o sucesso à iniciativa privada e aos altos preços que limitam a atividade intensa na região. Para se chegar à uma caverna ou mergulhar nos rios Formoso e da Prata, por exemplo, é preciso adquirir um voucher. Além disso, a região ainda possui guias e equipe de biólogos e geólogos que monitoram o impacto na região.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.