Dia da Terra é o momento ideal para cobrar mudanças Dia da Terra é o momento ideal para cobrar mudanças

Campanhas e ações pelo mundo buscam pressionar governantes para maior preservação ambiental em todo o planeta

No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra, evento criado na década de 1970 pelo senador americano Gaylord Nelson e reconhecido pela ONU em 2009. Apesar de não pertencer a nenhuma instituição específica, ou seja, governos ou ONGs, é uma data que em que muitos se organizam para questionar, debater e conscientizar a situação ambiental, social e econômica do planeta em que vivemos.

Quando foi criada, a comemoração tinha o intuito de fomentar estas discussões. O senador era um ativista ambiental que lutou para a difusão desta data. Em sua primeira manifestação, nos Estados Unidos, reuniu 20 milhões de pessoas para pressionar o governo em questões de preservação ambiental e poluição. Foi um momento em que vários setores da sociedade se juntaram por uma causa comum, pouco discutida naquela época.

Atualmente, o dia da Terra ainda é pouco lembrado se formos levar em conta os desafios enfrentados na preservação da natureza. Recentemente, presenciamos a iminente extinção do rinoceronte branco, na África, o desmatamento na Amazônia em março deste ano foi 194% maior que o mesmo período em 2014 e a poluição alcança níveis históricos. Diversas alterações nos ecossistemas globais já estão causando efeitos devastadores para todos nós, como a falta de água, que poderá afetar 2 em cada 3 pessoas até 2050.

Por isso, é necessário repensar em nossas atitudes, pressionar governantes na criação de políticas que atuem na preservação do meio ambiente. No final deste ano, chefes de Estado se reunirão, em Paris, para discutir um novo acordo relacionado às mudanças climáticas no planeta. 2015 é considerado um ano fundamental para a pauta ambiental. Para a data, foi criada a campanha #OClimaEstaMudando, em que pessoas e organizações são convidadas a postar, nas redes sociais, imagens que mostrem o que elas fazem para contribuir para a questão.

Tudo está interligado! O que você faz no meio ambiente tem impacto em todos nós. Para mudar e preservar nosso planeta é necessário tornar o estilo de vida da humanidade mais sustentável, repensando processos de produção, consumo e descarte de bens. Mesmo que seja pequena, qualquer contribuição já á um grande avanço. Comece a sua mudança hoje mesmo e deixe para as gerações futuras um planeta naturalmente rico e belo.

Conheça o site do projeto #ClimateChangeIsReal (em inglês): climaterealtalk.org

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *