Empresas investem em processos sustentáveis de produção Empresas investem em processos sustentáveis de produção

De olho nesta atual tendência, grandes empresas trabalham para reduzir impacto ambiental de seus produtos

As empresas atualmente estão incorporando cada vez mais soluções sustentáveis para a sua cadeia de produção. A agenda ambiental tem sido incorporada em todos os âmbitos, tanto o corporativo quanto governamental e social. A Coca-Cola e Kimberly-Clark são exemplos quando falamos de descarte e reutilização dos resíduos provenientes de suas atividades.

Preservar o meio ambiente é uma necessidade. Por essa razão, iniciativas que promovam uma aproximação com esta realidade são incentivadas. Isto também se retrata a maior preocupação que os consumidores têm na hora de adquirir algum tipo de produto. Pesquisa da Nielsen aponta que, cada vez mais, este quesito impacta nas decisões de compra.

A fabricação daquilo que você consome no dia a dia envolve processos que muitas vezes não nos damos conta. Independentemente do produto, ele vai gerar impactos no meio ambiente, cuja gravidade vai depender de diversos fatores. Tome como exemplo um eletroeletrônico, que cada componente vem de um local diferente. Por envolver pequenos produtores, as grandes corporações devem ficar atentas em como eles trabalham, assim como os consumidores. Ou seja, não é um processo isolado.

A Coca-Cola, multinacional do ramo de bebidas, tem como plano a reciclagem de até 100% das embalagens utilizadas no Brasil até 2020. O plano vem a partir da criação de um sistema de retorno de resíduos, além de tecnologias que reduzam a utilização de matéria-prima na produção. Já a Kimberly-Clark, atuante no ramo de produtos de higiene e bem-estar, pensou em meios de reutilizar as sobras geradas na fabricação e após o descarte pelo consumidor, além de diminuir a quantidade de recursos utilizados nos produtos. Ambas criaram parcerias com cooperativas de reciclagem que atuam na coleta e transformação desse material.

Este fluxo logístico, denominado lógica reversa, beneficia a todos. Um dos princípios da sustentabilidade é a relação das empresas com a sociedade. A partir do momento que ela redireciona esforços para incluir catadores e pequenos negócios neste processo, ela impulsiona a economia local que resulta em uma melhor qualidade de vida dos envolvidos, uma vez que milhares de pessoas têm esta atividade como sua principal fonte de renda.

Você também pode fazer parte dessa iniciativa coletando e separando o seu lixo reciclável, a fim de que ele chegue ao local correto para ser reaproveitado. Mesmo que determinada empresa não possua tal projeto, os resíduos podem ser matéria-prima de inúmeros outros produtos.

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *