Orquesta Basura compõe suas músicas apenas com instrumentos reciclados Orquesta Basura compõe suas músicas apenas com instrumentos reciclados

Grupo utiliza materiais encontrados no lixo para construir instrumentos e gravar suas músicas em diversos estilos

É certo que você já percebeu que é possível fazer música com qualquer coisa que estiver ao seu alcance, basta ter inspiração. Com latas, caixas de papelão, tubos, potes plásticos e utensílios velhos podemos formar uma linda sinfonia. Não acredita? Pois este são os instrumentos utilizados pela Orquesta Basura (tradução: Orquestra Lixo). Formado no México, o projeto cultural utiliza produtos descartados vindos do lixo para tocar suas músicas.

A ideia de formar a Orquesta Basura começou no final de 2008 em Cuautepec, na delegação Gustavo A. Madero. Sua inspiração veio com o quinteto argentino Les Luthiers, que toca utilizando apenas materiais do cotidiano. “Nós pensamos que se eles podiam fazê-lo, nós também poderíamos”, disse Amalia Aguirre. Seus integrantes, Fernando López, Jair Cerda, Amalia Aguirre e Óscar de Jesús são estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Seus conhecimentos em música os ajudaram a construir mais de 40 instrumentos.

Para construir seus equipamentos eles utilizam qualquer coisa que esteja em desuso. “Tudo depende do que instrumentos que precisamos para realizar certo tipo de música”, explica Fernando López, um dos integrantes da Orquesta. O grupo retira inspiração dos instrumentos reais, estudando-os atenciosamente antes de construir a sua versão com lixo. Mas, para isso, precisam buscar materiais com a sonoridade certa e com uma estética parecida.

Seu estilo musical varia bastante, mas o grupo toca algo que eles batizaram de Jazzura (Jazz Basura), uma espécie de jazz mais acelerado. “Orquesta Basura é onde temos a oportunidade de tocar os gêneros musicais que gostamos e queremos compartilhar com as pessoas, porque pensamos que música é uma linguagem universal”, conta Jair Cerda.

A Orquesta Basura possui dois discos que podem ser ouvidos em seu site www.orquestabasura.com/orquesta_basura_discos. Confira abaixo um dos vídeos do projeto.

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *