Restaurante inglês possui sistema que produz zero resíduo Restaurante inglês possui sistema que produz zero resíduo

SILO produz boa parte de seus alimentos no local e conta com uma parceria com produtores para diminuir o impacto de sua operação

Você já imaginou um restaurante que ofereça comida de qualidade e produza nenhum resíduo? Em Brighton, Inglaterra, ele já existe. SILO é um restaurante, padaria e cafeteria que prepara os pratos do seu menu de maneira pré-industrial, ou seja, eles buscam mais pureza em seu menu, com uma dieta mais primitiva, misturando técnicas modernas e antigas de preparo.

O desperdício de alimentos é um dos maiores problemas enfrentados por nossa geração. Cerca de 1,5 bilhões deles vão parar nas lixeiras todos os anos, algo em torno de 40% da produção mundial. Esta é uma questão que pouco percebemos, mas que existe em larga escala. Quando vamos à um restaurante, independentemente do seu tipo, não pensamos na quantidade de comida descartada todos os dias, principalmente com seu modelo de produção industrial.

Para alcançar a política de resíduos zero, o SILO produz seus alimentos fazendo parte de todos os seus processos. Eles moem seu próprio trigo, usam leite fresco, preparam manteiga e queijo. Tudo com o intuito de fornecer a melhor qualidade e sabor ao cliente. Os donos do restaurante ainda acreditam na importância dos sistemas naturais de cultivo, mantendo uma rede de produtores que trabalham em conjunto para um negócio sem resíduos. Até mesmo os pratos, copos talheres e mobília são feitos de materiais recicláveis.

“SILO é pensado de trás para frente, sempre com o lixo em mente. A produção de resíduos tem sido eliminada por, simplesmente, escolher comprar diretamente de produtores e escolhendo ingredientes locais que, eles mesmos, geraram nenhum lixo”

Todo o material orgânico que não for utilizado passa pelo processo de compostagem, cujo produto final é utilizado na produção de mais alimentos. A cada semana são produzidos em torno de 100 kg de composto que são reenviados para produtores e outros projetos de cultivo.
Em parceria com a EOwater, o restaurante ainda consegue filtrar a água utilizada por meio do processo de eletrólise, livre de componentes químicos. Água eletrolisada é ideal para o uso sanitário e limpeza, matando 99% de bactérias de maneira ecológica e saudável.

Gisela Lopes

Incansável na defesa dos animais e na busca de soluções para o lixo. Luta pela conscientização das pessoas para as questões ambientais e a valorização do uso dos poucos recursos naturais que ainda nos resta.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *